Moda para homens: como usar bolsa masculina?

Categorias Dicas de Moda
como usar bolsa masculina

A bolsa é mais um dos acessórios que, antigamente, estava presente somente no universo feminino. Porém, com diversos artistas e influenciadores se apoderando do acessório, o item se tornou um grande aliado do visual masculino.

Os diferentes modelos podem causar dúvidas na hora de escolher qual a bolsa ideal, assim como onde e como usá-la. Para te ajudar nessa tarefa, reunimos algumas dicas de como usar bolsa masculina em ambientes formais e informais. Continue a leitura!

Tipos de bolsas masculinas

Cada bolsa masculina apresenta um estilo único, sendo indicadas para diferentes ocasiões. Conheça os principais modelos:

Bolsa carteiro: geralmente de couro, a bolsa é caracterizada por seu fechamento frontal com tiras, semelhante a uma pasta.

Tote bag: com alça curtas, no estilo sacola, pode ser feita de pano, couro ou outros materiais.

Bolsa cilindro: possui um formato longo e arredondado, com um ar urbano e esportivo.

Mochila: de costas, esse tipo de bolsa pode ser encontrada em modelos casuais, feitas de lona e também mais sofisticadas como de camurça e couro.

Clutch ou envelope: é uma bolsa de mão, sem alças, como uma carteira grande.

Pasta: semelhante a bolsa carteiro, o acessório possui formato retangular e é tradicionalmente produzida em diversas variações de couro.

Como usar bolsa masculina?

O tamanho, formato, cor e o material do acessório irão indicar em qual ocasião ele deve ser usado. Veja os exemplos abaixo:

Ambientes formais

O modelo de bolsa mais utilizado em ambientes formais são as estilo carteiro, que podem ser usadas tanto na transversal, de lado ou carregada na mão. Para o trabalho, o mais indicado é o modelo em couro liso e sem muitos detalhes.

como usar bolsa masculina
Look formal com calça jeans escura, blazer e bolsa pasta. Foto: Marten Bjork

Outro estilo ainda mais formal é a bolsa pasta, que pode ser produzida tanto em couro liso como texturizado. O modelo é clássico e apresenta várias divisões internas, perfeitas para ambientes corporativos.

A bolsa cilindro também pode ser usada em um trabalho formal, porém, somente em suas versões em couro, que possuem um ar sofisticado. Para festas, o modelo clutch, levado na mão, é o mais recomendado, sendo suficiente para carregar itens essenciais como carteira, documento, chaves e celular.

Ambientes informais

Para situações descontraídas, aumentam-se as possibilidades de bolsas masculinas. Se você tem um estilo clássico e gosta de um toque vintage na composição, pode investir nos modelos em couro, principalmente da cor caramelo, que proporciona maior irreverência ao visual.

Outra alternativa é apostar em looks casuais com a bolsa tote bag, que pode ser usada embaixo do braço ou ser levada na mão. O modelo é fácil de ser harmonizado e pode ser adquirido em versões lisas ou estampadas, em diferentes materiais.

como usar bolsa masculina
Look casual com calça, blusa de moletom e bolsa cilindro. Foto: Rhone

As bolsas cilindro também são grandes e casuais, porém, são mais usadas para a prática de esportes ou para viagens curtas. Uma boa dica de como usar bolsa masculina é investir em mochilas. Hoje, existem modelos com diversos tamanhos, formatos e estampas, produzidas dos mais variados materiais.

A dica para quem deseja começar a usar bolsa masculina é ter, no mínimo, dois modelos: uma grande e casual e outra menor e sofisticada.

Outra maneira de não errar na escolha é pensar no tipo de roupa que você mais usa. Se você é adepto a estampas no dia a dia, por exemplo, o indicado é escolher bolsas neutras, sem excesso de detalhes.

Gostou das dicas? Agora é só colocá-las em prática para mandar bem no visual! Leia também o post sobre como usar pulseira com relógio para aprimorar ainda mais seu look.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *